CAATINGA

CAATINGA - Na língua Tupi MATA BRANCA

Um grande patrimônio exclusivamente brasileiro. É  o que  representa este bioma que ocupa mais de 11% do território brasileiro. Diferente das outras regiões   o verde não é a cor que mais predomina em sua vegetação na maior parte do ano, porém uma simples "chuvada", como chamam os sertanejos, faz com que em pouco mais de três dias a vegetação passe de uma branquidão sem igual para um verde exuberante, uma demonstração de força e persistência que faz com que todos sejam corresponsáveis em preservar esta parte do Brasil onde vive mais de 15% do povo brasileiro: A região semiárida mais povoada do planeta.

A Caatinga ocupa cerca de 11% do país (844.453 Km²), sendo o principal ecossistema/bioma da região Nordeste.  É o bioma menos conhecido do país, já que,até então se realizaram poucas coletas científicas  no mesmo.

Cerca de 27 milhões de pessoas vivem atualmente na área original da Caatinga, sendo que 80% de seus ecossistemas originais já foram alterados, principalmente por meio de desmatamentos e queimadas, em um processo de ocupação que começou nos tempos do Brasil colônia. Grande parte da população que reside em área de Caatinga é carente e precisa dos recursos da sua biodiversidade para sobreviver.

A Fauna silvestre da Caatinga por sua vez tem suas características próprias, pois devido aos fatores climáticos os animais há muito tempo dão uma demonstração de força e persistência por conseguirem sobreviver a períodos de seca que sempre ocorrem no Bioma.

Mais nesta categoria: « RPPN CERRADO »

Fique por dentro das últimas informações sobre a SoS Sertão assinado o Boletim Informativo.

Publicações

Perguntas e Respostas sobre RPPN

Perguntas e Respostas sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

Caminho das Pedras

Caminho das Pedras: Manual de acesso às fontes de recursos públicos nacionais para proprietários de RPPN