Projeto Furna Feia
Recuperação de Áreas Degradadas e Apoio à Sustentabilidade Local
O Projeto GEF Terrestre – Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal é uma inciativa do Governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tendo como Agência implementadora o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e como agência executora o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO. É executado por meio de unidades operativas situadas no MMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Unidades de Conservação (UCs) e Órgãos Estaduais.
Para o pleno alcance deste objetivo, o Projeto GEF-Terrestre será desenvolvido e implementado através de cinco componentes: (1) Criação de Unidades de Conservação; (2) Fortalecimento da gestão de Unidades de Conservação e manejo do fogo; (3) Recuperação de áreas degradadas; (4) Avaliação do risco de extinção da fauna e da flora; e (5) Integração com comunidades locais.
O Parque Nacional da Furna Feia (PARNA), é uma das UC’s contempladas neste projeto, o mesmo foi criado pelo Governo Federal em 2012, tem área de 8.517,63 hectares e está localizado nos municípios de Baraúna e Mossoró (Baraúna (55,65%) , Mossoró (44,35%), Estado do Rio Grande do Norte.
Nesse contexto, o Projeto Furna Feia: Recuperação de Áreas Degradadas e Apoio a Sustentabilidade Local, visa a manutenção e a preservação da biodiversidade do Parque Nacional da Furna Feia por meio de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas com a participação da comunidade local.