top of page

Biomas

Cerrado

Caatinga

Cerrado

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km² , abrangendo oito estados : Minas Gerais, Goiás, Tocantins,Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.


Pouco afetado até a década de 1960, está desde então crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva, acarvoaria e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade, quanto ao infortúnio do descuido humano.

Nas regiões onde o cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.

A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água – disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno.

Caatinga

CAATINGA – Na língua Tupi MATA BRANCA

Um grande patrimônio exclusivamente brasileiro. É o que representa este bioma que ocupa mais de 11% do território brasileiro. Diferente das outras regiões o verde não é a cor que mais predomina em sua vegetação na maior parte do ano, porém uma simples “chuvada”, como chamam os sertanejos, faz com que em pouco mais de três dias a vegetação passe de uma branquidão sem igual para um verde exuberante, uma demonstração de força e persistência que faz com que todos sejam corresponsáveis em preservar esta parte do Brasil onde vive mais de 15% do povo brasileiro: A região semiárida mais povoada do planeta.

A Caatinga ocupa cerca de 11% do país (844.453 Km²), sendo o principal ecossistema/bioma da região Nordeste. É o bioma menos conhecido do país, já que,até então se realizaram poucas coletas científicas no mesmo.

Cerca de 27 milhões de pessoas vivem atualmente na área original da Caatinga, sendo que 80% de seus ecossistemas originais já foram alterados, principalmente por meio de desmatamentos e queimadas, em um processo de ocupação que começou nos tempos do Brasil colônia. Grande parte da população que reside em área de Caatinga é carente e precisa dos recursos da sua biodiversidade para sobreviver.

A Fauna silvestre da Caatinga por sua vez tem suas características próprias, pois devido aos fatores climáticos os animais há muito tempo dão uma demonstração de força e persistência por conseguirem sobreviver a períodos de seca que sempre ocorrem no Bioma.

bottom of page